Galeria de Vídeos

Descrição do vídeo

: – Ãnh? Climatização? O que é isso?

– Calma…tudo a seu tempo! Mas podemos começar já por aí. Climatização? A climatização é o processo de fazer com que um meio ambiente permaneça numa faixa térmica simpática à biodiversidade desse meio.

– Agora não te importavas de falar em português?

– É, de alguma maneira, modificar as temperaturas de um local para satisfazer as necessidades de uma ou mais espécies.

– Ah, ok! Já percebi! Mas…podias dar exemplos?

– Temos o exemplo dos ares condicionados, quer seja os de casa ou os dos carros. Temos o exemplo dos aquecedores, dos sistemas de purificação do ar e até mesmo das estufas!

– Mas porque é que dizes que isso são exemplos de climatização?

– São exemplos de climatização pois estes mecanismos possibilitam a modificação da temperatura do ar nos interiores de espaços, como por exemplo, casas.

– Mas isso é bom ou mau?

– É bom, mas também é bastante prejudicial para a saúde do ser humano, quer seja física ou psicologicamente e ainda é bastante poluente, como por exemplo, os ares condicionados dos carros que libertam bastante dióxido de carbono para a atmosfera.

– Então…o que podemos mudar para não poluir tanto?

– No inverno, em vez de utilizarmos aquecedores, podemos maximizar a entrada dos raios solares para haver um maior aquecimento por parte do Sol. No verão, em vez de utilizar o ar condicionado, minimizar essas mesmas entradas. Podemos também mudar e limpar os filtros dos equipamentos de climatização que podem ser bastante prejudiciais se estiverem sujos e evitar aquecer ou arrefecer zonas da casa não habitadas pois pode-se desperdiçar bastante energia e polui-se desnecessariamente.

– Ah, ok! Agora já sei o que é e como podemos utilizar de uma maneira mais ecológica equipamentos de climatização.